Um novo dia

5h30 da manhã. O alarme do telefone dispara. Desligo-o e deixo-me estar mais um pouco deitado. Há algum tempo que estou acordado. A luz começa cedo aqui, às 4 da manhã já é dia, e eu sempre tive a tendência de acordar com o sol.

Esta é agora a minha rotina. Lembro-me com um sorriso dos tempos em que acordava às 7 da manhã para ir trabalhar como repositor no Continente de Cascais. Tinha 18 anos, e pensava nessa altura que acordar às 7 era miserável. Agora tenho 37, e considero acordar às 7 um luxo.

Claro que já não estou na Amadora, onde vivia nessa altura. Nem no Cacém, para onde me mudei quando casei. Ou na Ericeira ou Fanhões, onde vivi nos últimos anos. Estou em Maputo, Moçambique, África. A mais de 8 mil quilómetros da terra onde nasci.

Levanto-me da cama. Olho para o sol de Verão que banha a cidade das Acácias. Verão, em Dezembro. Sorrio.

O meu nome é Emanuel Viçoso. Isso nunca mudará. Mas é das poucas coisas que não mudou no último ano. Este blog, há tanto abandonado, vai voltar a receber os meus pensamentos erráticos, à medida que descubro um novo mundo.

Bem vindo a África.

Sem comentários: