Dedo mindinho

Tenho o dedo mindinho esquerdo inchado.

Não parece.

À primeira vista, está exactamente do mesmo tamanho que o direito. Mas eu sei que ele está inchado. Sinto-o inchado. Cheiro-o inchado. E se o observar pelo canto do olho, sem olhar directamente para ele, vê-se perfeitamente que ele está inchado.

É só quando o examino atentamente à lupa que me parece estar normal.

O que é prova inequívoca do seu inchaço. Como pode alguma coisa normal, parecer normal quando se a observa à lupa? Toda a gente sabe que o que é normal parece inchado à lupa, ergo, tudo o que é inchado parece normal à lupa. Tenho o dedo mindinho esquerdo inchado, e é por isso que me parece normal à lupa.

Inchado de forma mórbida.

Inchado como o ego do Mourinho.

Inchado como o deficit público.

Inchado como o orgulho humano.

E, tal qual como estas coisas, temo que o meu dedo mindinho me leve à perdição.

Oiço-o latejar à noite. Síncrono com o bater do meu coração. Mesmo enterrado em gelo, metido bem fundo no congelador, consigo ouvi-lo.

Foi fácil cortá-lo. Fui buscar o meu bisturi favorito, perfeitamente enrolado em veludo preto, no fundo do meu armário especial.

Brilho de aço contra rosa de carne. O brilho venceu, vence sempre, separando carne, osso e tendão, sem mácula e sem dor.

Fui ao hospital. “Veja lá, um acidente de trabalho”. Voltaram a colocar-me o dedo. Ficou normal durante uns tempos, mas assim que a costura sarou, o inchaço voltou.

Telefonei ao meu amigo informático. “Desta vez, desligar e voltar a ligar não funcionou, pá.” Ele desligou-me o telefone na cara. É assim desde o incidente com o martelo pneumático.

Fui novamente ao médico. “O senhor precisa é de anti-depressivos”. Idiota.

Fui ao curandeiro Mestre Babacu. “O senhor precisa é de vir a mais cinco consultas”. Embuste.

Fui a uma histérica qualquer da nova era. “O senhor precisa é de um clister de chã verde”. Palerma....Mas comprei o clister na mesma....nunca se sabe....

Continuo com o dedo inchado, mas sinto-me muito mais levezinho.

Tenho o dedo mindinho inchado.

Vá lá que é o único problema que tenho.

5 comentários:

Anónimo disse...

voçês deviam ter uma conversa, os dois...

Anónimo disse...

Tu não és insano???

Não és é pouco....

coitado do Vichênte, oube lá!

Anónimo disse...

Tens a lupa ao contrário, por isso é que o dedo te parece normal.

Eu já tive isso mas passou.
Agora o inchaço alojou-se noutro membro, que afinal acabou por revelar-se útil...o inchaço digo.

O pior era a dor.

Estou agora a tomar uns comprimidos que tiram a dor mas não o inchaço, é do melhor.
Depois mando-te a receita.

Anónimo disse...

a isto eu chamo, o que de melhor a nossa mente tem...

Agora eu levanto a questão do arranhão. O que dizer sobre o arranhão...

ruben

Anónimo disse...

Olha, pá: só te posso dizer que o teu inchaço pode ter três explicações.




Se quizeres saber quais são tens de pagar, que a sapiência do mestre não é de borla, caraças!



Mas isso costuma ser fatal: é que incha, desincha e cai...o que é chato...ou mesmo aborrecido...
toma um xanax que isso passa...e o clister...
Rui